segunda-feira, 2 de abril de 2012

Aconteceu o FADU (Festival Alagoano de Danças Urbanas) em São Miguel dos Campos - AL



          A cidade de São Miguel dos Campos, interior de Alagoas, foi impactada pela visita de jovens talentos que representam as danças urbanas em Alagoas, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Paraíba. O FADU (Festival Alagoano de Danças Urbanas) acontecido nos dias 23, 24 e 25 de março de 2012 foi um grande marco e um divisor de águas para os representantes dessas danças de nosso estado.


           Na programação aconteceram debates sobre as danças urbanas, exibição do documentário "Nos tempos da São Bento", workshops de Breaking com Bispo SB (São Paulo-SP), Bboy Púber (São Paulo-SP) e Pacheco RCB (Recife - PE), Workshop de Popping e Locking com Frank Ejara (São Paulo-SP) e de Técnicas de Animation com Mask (Paulista - PE).


           No concurso de coreografias, julgado por Frank Ejara, Popper Mask, Bboy Pacheco, Jonathas Leite (AL) e Eder Paixão (SP), os destaques foram os grupos Made in Brasil e Conexão arte e Cultura de Maceió - AL (1º e 2º Lugar respectivamente), além de terem participado grupos Power of Dance (Barra dos Coqueiros - SE), Grupo Unidade Zero (Arapiraca -AL), Questão de Alma (Maceió - AL) e Performance (Viçosa - AL). A abertura dessa festa foi marcada pelo Resgate Crew (São Miguel dos Campos - AL) que apresentou uma coreografia com movimentos de Hip Hop Free Style, Popping, Locking e Breaking, com a participação especial de Mask, Frank Ejara, Bispo SB e Pacheco RCB. 


          A festa foi finalizada com uma Batalha de Breaking, julgada pelo Bispo SB, Bboy Púber e Pacheco, 22 bboys/bgirls de vários lugares do nordeste competiram, a conquista do primeiro lugar levou, além de uma premiação em dinheiro, a participação no Master Crews em São Paulo, com passagens e inscrição grátis, o Master Crew é um dos maiores eventos da América Latina. O primeiro lugar foi conquistado por um talento alagoano, Evis Silvestes (Bboy Chokito) de União dos Palmares - AL e o segundo lugar Bboy Liu Legs (Paraíba).

         A inscrição e seleção dos participantes do evento aconteceu pela internet através do Blog Hip Hop Miguelense. O evento foi divulgado na internet através deste blog, das redes sociais e o site Alagoas Web. Além de ter sido divulgado por cartazes e pela rádio São Miguel FM, no programa Tribuna Livre de Álvaro Guimarães. Antes do evento, foram gravados alguns videos de chamadas para o FADU, dos professores, alguns bboys e grupos que confirmaram a presença no evento. E como nem tudo são flores, tivemos muitas dificuldades com a programação e atrasamos as atividades por conta da chegada e montagem do palco que atrasou na sexta, justificado por um engarrafamento no transito em Maceió, de onde ele veio.


          Esse Festival foi um projeto cultural contemplado pelo Prêmio de Dança Funarte Klauss Vianna, Ministério da Cultura e Governo Federal, tivemos o apoio institucional da Prefeitura de São Miguel dos Campos e ainda a força do Supermercado Bem Barato e do Vereador Elson, parceiros de nossas intervenções da cultura hip-hop em nossa cidade. Cada momento desde a abertura até o encerramento foi registrado por câmeras profissionais, nesse processo de pós evento estamos agilizando a edição do DOC sobre o FADU e em breve disponibilizaremos aqui essas imagens.


             Agradeço a todos os grupos, bboys e bgirls que investiram seu tempo e dinheiro para estar presente em nosso festival, pessoas que vieram de longe para participar, e prestigiar o evento, que Deus venha recompensá-lo, como eu mesmo disse no evento, tudo o que a gente plantar, nós iremos colher, quando plantamos esforço e atitudes, colhemos reconhecimento e honra.

         Agora vamos ficar na expectativa para o 2º FADU no ano que vem, novas lutas serão disputadas desde agora para garantirmos a continuidade da realização desse evento. O Hip-Hop não para.


Wallace Procópio

Um comentário: