Workshop de Breaking (2011)

Nesta página você fica sabendo de tudo sobre o 2º Workshop Miguelense de Breaking.




Confiram logo abaixo o nosso cartaz e fique por dentro do que acontecerá!!!



_____________________________________________________________________


Fotos do Colégio Esther Soares Torres (local do Workshop)




_____________________________________________________________________



Já temos a presença confirmada da galera que manda ver no Skate: "Ícone Street Wear"




_____________________________________________________________________



         Abaixo, vocês conferem:

                   *Entrevistas exclusivas com cada professor que virá nos ensinar nesta 2ª Edição do Workshop;
                   *Um vídeo deles dançando em alguns eventos;

         Enquanto isso, as inscrições estão abertas na Casa da Cultura de São Miguel dos Campos-AL.

         Outra novidade é que conseguimos o patrocínio de uma Bicicleta de 18 marchas para ser rifada a R$ 2,00 cada bilhete, o sorteio será no final do Workshop pela tarde.

Wallace Procópio

_____________________________________________________________________

ENTREVISTA COM O B.BOY KIKO


#BLOG HIP HOP MIGUELENSE (BH2M): Conte-nos como a dança Breaking entrou na sua vida?
B.BOY KIKO: “Foi mais ou menos por engano que o breaking entrou na minha vida. Eu assistia o programa do Gugu antigamente e sempre tive vontade de aprender alguma dança urbana, mas isso era quando eu tinha meus 10 anos de idade.
Graças a Deus, cinco anos depois fiz amizade com um cara que frequentava os grupos de jovens da igreja católica, o nome desse cara é Toninho, hoje ele não é mais um b.boy mas ainda tá envolvido no Movimento Hip Hop como MC., e por coincidência ele praticava Breaking. Naquela época a informação era escassa, dai treinávamos errado, com músicas que não tinha nada a ver com nosso estilo de dança, comecei a dançar também com a intenção de surpreender as meninas em especial uma que eu gostava, mas com o passar do tempo fui vendo que aquilo era mais do que uma mera brincadeira e hoje estou aqui líder de uma equipe de dança. Danço desde 2003, é quase uma década dedicada a dança.”

#BH2M: Cite um dos momentos mais importantes com o Breaking em sua vida.
B.BOY KIKO: “Vou citar 3...
1º de abril de 2008  que foi a criação da União Zulu Breakers (UZB), em 2007 ganhei um dos campeonatos mais importantes do ano aqui em Alagoas: a Batalha Alagoana de B.boys e a minha primeira ida para a BOTY Brasil em 2010.”

# BH2M : Você é líder da União Zulu Breakers Crew, e sua equipe já representou nosso estado em muitas competições Brasil afora. Fale para nós sobre sua Crew. Como tudo começou? Qual a pior dificuldade que vocês já enfrentaram?
B.BOY KIKO: “A União Zulu Breakers começou meio como uma brincadeira, ninguém esperava que as coisas iriam ficar como estão hoje. Eu fiz parte de um antigo grupo de dança chamado União Break, mas da minha época só restou eu mesmo... Daí em 2004 conheci o Jessé Batista (b.boy junin), mas só montamos a equipe 4 anos depois. O ano de 2006 foi o ano mais difícil para mim, por que eu fui o único b.boy da cidade que ainda continuava treinando. Só que graças a Deus em 2007 as coisas foram voltando ao normal. Foi ai que conheci Elvis e a maioria do pessoal da primeira formação da U.Z.B. Eu e o Jessé tivemos a idéia de formar a equipe, por que o pessoal já treinava junto, mas havia muita rivalidade e individualismo da parte dos b.boys e b.girls, e a criação da equipe serviu pra acabar com esse individualismo. No começo foi muito dificil, não tínhamos informação e pensávamos pequeno, então quem pensa pequeno acaba morrendo pequeno. Houveram vários momentos difíceis... um deles foi a saída de alguns integrantes atualmente. Outro momento difícil foi quando eu me afastei da equipe por um tempo, por que os membros daquela época não estavam tão amadurecidos como hoje. Hoje em dia trabalhamos nossa dança com mais seriedade.”

# BH2M: A U.Z.B. conta com algum patrocínio? Qual o seu segredo de manter sua Crew firme e sempre presente nas competições?
B.BOY KIKO: “Não tem segredo... Graças a DEUS temos um prefeito aqui na cidade que apóia muito a Cultura Hip Hop. Quando tem campeonato em qualquer parte do nordeste ele disponibiliza o nosso transporte, mas também pedimos patrocínio no comercio da cidade. Mas acho que toda equipe organizada deve ter um caixa pra guardar as suas economias. Pra que ficar esperando pelo governo? Não dá! Não temos patrocínio fixo, mas tentamos nos organizar financeiramente com nosso caixa.”

# BH2M: Como é a sua rotina semanal de treinos?
B.BOY KIKO: “Eu tento dividir meus treinos dessa forma: sábado e segunda treino junto com a equipe (treino de show case - coreografia), mas sempre que tenho um tempinho treino minhas sessions e movimentos, no domingo a tarde, na terça e quinta treino em casa a noite, quarta e sexta eu descanso. Resumido... treino 5 dias e descanso 2.”

# BH2M: Você esteve junto com sua esposa ensinando no 1º Workshop Miguelense de Breaking em nossa cidade, conte-nos como foi essa experiência para você?
B.BOY KIKO: “Já trabalhei com aulas de dança nas escolas municipais de União dos Palmares, mas nunca tinha dado aula para tanta gente junta, foi uma boa experiência. Pena que nem sempre todos aprendem da mesma forma que outros. Foi uma boa experiência pra mim!”

# BH2M: Quais as suas metas para a 2ª edição deste Workshop?
B.BOY KIKO: “Pretendo deixar a minha semente plantada, minha meta é aproveitar o máximo possível o potencial dos b.boys da cidade e atrair mais adeptos para o Movimento Hip Hop, em especial a Dança Urbana Breaking. Espero que com esse workshop brotem vários b.boys e várias b.girls (principalmente b.girls, por que elas são raras), quanto mais adeptos, melhor para o Movimento, acho que toda cidade deveria ter um evento desse tipo.”

# BH2M: Deixe uma mensagem para os b.boys de São Miguel dos Campos-AL.
B.BOY KIKO: “Galera, em primeiro lugar... Vocês já são guerreiros em praticar uma dança tão desvalorizada quanto a nossa. Sei que em todo canto tem preconceito, mas cabe a nós quebrarmos isso, e como fazer isso? Temos que ser exemplos pra sociedade, temos que nos portar bem em todos os tipo de ambientes, sei que todo começo e difícil, mas com garra, estudo e força de vontade podemos alcançar nossos objetivos. Outra coisa muito importante que tenho pra dizer pra os b.boys e b.girls de São Miguel dos Campos... Dancem antes de tudo por amor! Hoje em dia a gente vê muitos campeonatos famosos e as vezes nos iludimos muito com isso. Queremos ser ou ter o nível daquele b.boy do Red Bull BC One, mas calma! Evolução vem o tempo! Se não dançarmos por amor, pelo simples fato se sentir bem dançando, vamos nos tornar pessoas frustradas que não conseguiram ganhar uma Battle Of The Year (BOTY) ou um Red Bull BC One. Dançar é mais do que ganhar ou perder, dançar é sentir, respirar, fazer com que a arte da dançar faça parte da sua vida, então resumido, treinem muito!!”






Confiram um clip do B.boy Kiko








_____________________________________________________________________

ENTREVISTA COM O B.BOY JUNIN (JESSÉ BATISTA)

BLOG HIP HOP MIGUELENSE (BH2M): Junin, como você começou a dançar Breaking? JUNIN: "Bom, foi em 2005... Eu não conhecia a dança, nunca tinha visto ninguem dançar, mais um dia aconteceu uma apresentação na escola onde estudava, e os bboys eram todos colegas meus e eu não sabia que eles dançavam, eu passava boa parte do meu dia com eles e não sabia que eles dançavam foi onde tive meu primeiro contato com a dança começei a ir para os ensaios e la aprendi a fazer os primeiros passos."

BH2M: Quais os momentos mais marcantes com a dança Breaking em sua vida?
JUNIN: “Posso dizer que aconteceram duas coisas que me marcou muito. Uma delas foi quando mandei um video para uma competição nacional, mais mandei o video sem expectativa nenhuma mandei por mandar mesmo. Resultado... fui classificado para batalhar na Battle Brazi,l Bboy 1 vs 1 no ano de 2010. Isso não foi la uma grande coisa mais acho que marcou porquê abriu os olhos de muitos b.boys de Alagoas isso mostrou a eles que somos capazes basta acreditar em nós mesmos. A outra coisa que marcou, essa sim marcou mesmo! Aconteceu em Recife-PE, eliminatoria nordeste do Jungle kings campeonato que acontece la em Belém do Pará fui representar Alagoas na competição em Recife-PE muitos amigos meus estavam lá competindo também um dos maiores evento do nordeste que eu já vi. Resultado... ganhei a competição e fui representar Alagoas e o nordeste na etapa nacional em Belém do Pará!!”

BH2M: Além de você dançar Breaking muito bem, tivemos a informação no blog da União Zulu Breakers Crew, que você também sabe dançar locking e que é o único locker de Alagoas. Conte-nos como você conheceu essa dança urbana?
JUNIN: “Eu não me considero um locker mais tudo bem rsrsrsrs... Na verdade quando eu conheci o locking tinha parado de dançar, e foi através do locking que voltei a dançar em 2006, parei de dançar breaking por causa dos meus pais discussões em casa, etc.... E no ano de 2008, eu assistindo um DVD chamado ‘Obssesive Funk’ o filme conta uma historia muito legal e mostra o locking também. Daí vi os passos do locking e foi como se aquela dança tivesse me chamando rsrsrsrs... Comecei a tentar dançar, passava horas na internet procurando vídeos de tutoriais adicionando pessoas que dançavam locking no orkut e dai comecei a praticar o locking.”



BH2M: Como é sua rotina semanal de treinos? Você consegue conciliar o Breaking e o locking?
JUNIN: “Infelizmente, NÃO, já tentei... mas não consegui acho que por preguiça mesmo. Treino sempre Breaking, às vezes quando encontro algum CD de funk que gravei quando eu só treinava o locking, ai sim eu pratico um pouco, por isso não me considero um locker. Posso dizer que treino todos os dias, mais tipo eu sempre tiro um dia ou dois dias da semana pra descansar não existe um dia certo quando eu estou com vontade eu descansar eu não treino, mais quando não treino, estou sempre ouvindo musicas por isso falo que treino todos os dias.


BH2M: Você esteve em nossa cidade, não deu aula, mas acompanhou o 1º Workshop em Maio deste ano, qual a sua visão sobre o evento passado?
JUNIN: “Achei muito interessante, aqui em Alagoas a dança existe há um bom tempo, mas nunca ninguém teve a sua iniciativa. Achei muito legal ver varias pessoas querendo aprender a dançar porquê aqui na cidade que moro existem poucos b.boys e poucas b.girls da pra se contar nos dedos.”



BH2M: O que você espera do 2º Workshop Miguelense de Breaking?
JUNIN: “Espero que todos vão com um só objetivo, aprender a dança.”

BH2M: Deixe uma mensagem para os amantes e simpatizantes das Danças Urbanas que acessam o nosso blog.
JUNIN: “Bom, seria legal que todos que acessam o blog estivessem presentes no evento rsrsrs... Mas ai, vamos nessa!! Vamos participar deste evento que promete muito. Espero todos lá não só vá para ensina-los, mas para aprender com vocês também, e é isso ai... Vamos fortalecer cada vez mais nossa cultura. Fiquem todos com Deus. Muita Paz e muita saúde para todos.”


Confiram abaixo um vídeo de uma das batalhas que o B.boy Junin






_____________________________________________________________________

ENTREVISTA COM A B.GIRL MONY





# BLOG HIP HOP MIGUELENSE (BH2M): Fale para nós um pouco da sua história com o Breaking?
B.GIRL MONY: “Eu comecei a me interessar pelo breaking atraves de uma amiga, na época eu nem gostava muito de dançar sabe... era só pra fazer o gosto dela. Dai parei, porquê ela foi pra São Paulo.
Depois voltei a dançar através do Kiko (eu paquerava ele), pra eu me aproximar dele voltei a dançar, só que eu acabei me envolvendo muito com a cultura, e acabei gostando de verdade do Breaking, coisa que antes não gostava.
Daí, comecei com um grupo de meninas (só coregrafias, nada de b.girl), mas eu engravidei do meu filho Miguel, então tive que me afastar um pouco até ter ele, depois de Miguel nascer eu voltei com tudo em cima, mas dessa vez eu quis ser uma b.girl, fazendo o solo, que é mais o chão. Formei uma Crew de meninas e começamos até a sair pra viajar como: João Pessoa, Bezerros – PE, só que a Crew acabou, porquê muitas se converteram e ficaram evangélicas. Nós éramos 11 meninas, dessas 11 só restou 3 (sou eu, a Jacy e a Nenê).
Com o passar do tempo fui convidada a entrar na União Zulu Breakers (UZB) e foi lá que eu me tornei o que sou hoje, porquê foi lá que me ensinaram a andar no Breaking, principalmente o Kiko, ele e os meninos sempre me ajudaram, o pouco que sou hoje é graças a UZB... Foi com eles que eu evolui, e em fim hoje sou umas das b.girls daqui de Alagoas que procuro sair, representar, buscar conhecimento e fazer amizades.”
# BH2M: Cite um dos momentos inesquecíveis do Breaking em sua vida.
B.GIRL MONY: “Um dos momentos mais inesquecíveis foi quando eu participei do 2º ABRIL PRO-HIPHOP, participei com um trio de 3 b.girls, o nome da Crew era Street Girls.
Outro momento foi quando eu fiquei em segundo lugar no Dalho Hip Hop, dupla de b.girls e os outros da UZB conseguiram ótimas colocações, o que nos deu mais prestígio.
E também quando eu soube que o Jessé (B.boy Junin) foi selecionado pra ir pra BOTY (Battle Of The Year) no ano passado, eu chorei de felicidade.”

# BH2M: Como é a sua rotina semanal de dança?
B.GIRL MONY: “Além de ser b.girl, eu tenho uma casa pra cuidar e um filho, também trabalho...
Mas eu tendo conciliar. Treino na segunda, terça e quinta à noite, no sábado saio do trabalho e vou direto pro treino, nem almoço, saio do treino as 18:00 e treino no domingo a tarde também.... (12 horas semanais).”

# BH2M: Mony, em maio deste ano você esteve em São Miguel dos Campos-AL para ensinar as meninas a técnica de Breaking de B.girl. O que você achou desta experiência em nosso 1º Workshop?
B.GIRL MONY: “Foi uma boa experiência ter trabalhando com b.girls, me sinto mais a vontade com as meninas e percebi que elas também se sentiram assim em ter uma b.girl ensinando elas. Fiquei muito feliz em ver que em São Miguel dos Campos tem meninas interessadas no Breaking, e é uma pena não ter uma pessoa pra dar assistência... Isso dificulta pra elas!”

# BH2M: Qual a sua expectativa para o 2º Workshop Miguelense de Breaking?
B.GIRL MONY: “Espero que nesse 2º workshop tenha mais meninas interessadas no Breaking. Que possamos interagir mais no movimento, que elas continuem dançando e quem sabe elas mesmo formarem um Crew de meninas (afinal, ai tem muitas), daria sim pra formar um crew de b.girls, coisa que aqui em Alagoas ainda não tem.
Espero fortalecer muito as mulheres no breaking foramando, uma Crew acho que seria um ponta pé inicial, uma ajudando a outra!”
# BH2M: Deixe uma mensagem para as B.girls Miguelenses.
B.GIRL MONY: “Meninas sempre que precisarem é só me chamar tá?! O que eu puder ajudar vocês, ajudarei! E não desistam de dançar... Por mais q obstáculos apareçam. Na vida passamos por muitas fases, mas tudo passa. Confiança e persistência sempre.... Força!!!”


Confiram o clip de algumas disputas de B.girl Mony 




_____________________________________________________________________









Wallace Procópio

Um comentário: