A Cultura Hip Hop



Frank Ejara
          Um Salve a todos!

          Quero compartilhar com vocês aqui no blog um estudo de um cara que tem sido um grande referencial para mim, Frank Ejara, ele dança Locking e Popping, mas dedicou grande parte de sua vida estudando as danças urbanas, ele é diretor e coreógrafo da Cia Discípulos do Ritmo, de São Paulo-SP e com eles já viajaram para muitos países representando as danças urbanas brasileiras. Graças a Deus, eu já tive o privilégio de ter assistido um dos Espetáculos desta Cia em São Paulo e ainda tive a oportunidade de fazer um Workshop de Popping e locking com o Frank em Fortaleza-CE (em 2010).
          Espero que curtam muito esse texto, qualquer coisa, deixem um comentário logo abaixo!


...Wallace Procópio



___ ______________________________________________________________________

A CULTURA HIP HOP


          O Hip Hop Surgiu no bairro do Bronx em Nova Iorque e Kool Herc foi o responsável pela criação desta cultura que tem como elementos principais o MC (mestre de cerimônia/cantor de Rap), DJ (disc Jóquei), Graffiti (artes plásticas feitas com spray) e o Breaking (dança feira pelos B.boys e B.girls).

          Em 1973, Kool Herc organizou uma festa na rua no bairro para comemorar o aniversário de sua irmã Cindy e fez isso usando uma configuração que ele trazia  de suas raizes Jamaicanas. Ele trouxe para as ruas do Bronx o conceito dos ound Systems, a diferença foi que, ao invéis de Reggae ele começou a tocar música negra americana.

          Ele colocou 2 toca-discos e um mixer e começou a tocar Soul, Funk e musicas latinas. Após essa primeira festa, as block parties (festas de ruas) acabaram se tornando uma tradição no Bronx seguida por outros DJs como Afrika Bambaata e Grandmaster Flash. Kool Herc durante suas festas, abria o microfone para MCs se comunicarem com o público, fazer anúncios e cantar refrões. Aos poucos a arte do MC foi ficando mais complexa e, surgiu assim, a musica Rap. Kool Herc, percebeu que o público  das festas gostavam mais das partes instrumentais das musicas e ele apelidou esses trechos de "Break Beat".

          Logo, nas festas os Break Beats das musicas eram o foco e nesse ambiente os B.boys surgiram. Herc apelidou os B.boys com esse nome, pois eram Break Boys, garotos do Break, ou seja, garotos que dançavam o Break Beat (batida quebrada) da música.

          Nigga Twins, eram gêmeos que dançavam nas discotecagens de Kool Herc e são reconhecidos como os primeiros B.boys, porém, a dança tomou grandes proporções e o Breaking foi para o chão numa evolução rápida graças a competitividade do estilo e a contribuição de vários dançarinos negros e latinos como Spy, Trac 2, Jimmi Lee, Jo Jo, Boss e outros. Porém, foi a segunda geração de B.boys quem popularizou o Breaking para o mundo nos anos 80 com os grupos Rock Steady Crew e New City Breakers.

          A cultura Hip Hop nos anos 80, ganhou força com a dança e também com a música.  O Rap tomou conta da indústria fonográfica e aos poucos ganhou mercado e aceitação popular.




REFERENCIA DESTE ARTIGO

EJARA, Frank. A Cultura Hip Hop. IN: GRANDI, Ivan. Guia das Escolas de Dança 2010. São Paulo: SP. Ed. Dança Brasil, 2010. p.22.

2 comentários:

  1. MEU E NOME : RUBENS DOS SANTOS BARBOSA
    EU SOU SURDO (DEFICIECIA SURDO AUDIVIA ) EU SABE LIBRAS LINGUAGEM .
    EU SOU HIP HOP , EU SABE MUSICO HIP HOP . EU QUERO DANCA HIP HOP . (31)71217268 OU 86930245

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara.. Muito Bem.. Espero Que Você Alcance Seus Ideais.. E Atinja Sua Meta Na Dança.. Estaremos Sempre Do Seu Lado Qualquer Coisa Estamos Akii.. ^^)

      Excluir